domingo, 3 de outubro de 2010

Shelby Cobra Daytona Coupe Hot Wheels

First Edition

Ano: 2007

Coleção: 6/156

Código: K6138


O Shelby Cobra Daytona Coupe foi criado para tentar "destruir" as Ferrari, que dominavam na pista de Le Mans. E ele conseguiu.


Antes dele, o carro utilizado na competição era o Shelby Cobra (aqui e aqui), excelente em pistas curtas, graças à sua aceleração (de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, um exagero para a época), mas comia poeira nas longas retas de Le Mans, onde as Ferrari chegavam aos 288 km/h (contra seus 240).




Carrol Shelby destinou a tarefa de criar o novo coupe ao projetista Peter Brock (de pé ao lado do carro na foto um pouco mais abaixo).

Logo que ficou pronto, nos testes que fizeram com o carro em uma rodovia, ele já atingiu a marca de 296 km/h, o que já era suficiente para deixar as Ferrari para trás.


Para a alegria de Carrol Shelby, em Le Mans o carro foi ainda mais rápido, chegando aos 313 km/h na reta Mulsanne, o que permitiu aos Cobra deixarem a Ferrari GTO 1 volta atrás.


No total, foram construídos somente 6 carros, e hoje, essas raridades valem algo em torno de 4 milhões de dólares cada.



O Daytona dominou nos anos de 1964 e 1965. Depois disso, só mesmo o Ford GT-40 para deixá-lo para trás.


Até 2001, 5 dos 6 construídos eram conhecidos, mas ainda faltava encontrar o 6º, e aí é que começa uma história muito louca.
Uma mulher se matou colocando fogo no próprio corpo em um galpão.
Quando a encontraram, lá estava, dentro do mesmo galpão, o último dos Daytona (foto abaixo).




Abaixo, o "motorzinho" da criança.





Ficha técnica
Motor: V8 dianteiro, 4727 cilindradas
Potência: 390 hp
Transmissão: Tração traseira, 4 marchas manuais
Velocidade Máxima: 313 km/h
Aceleração 0 à 100 km/h: 4.4 segundos
Freios: Disco nas 4 rodas
Peso: 1043 kg
Comprimento: 4,14 m
Largura: 1,72 m
Altura: 1,18 m

Referências
www.jalopnik.com.br
UltimateCarPage.com
Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Agora sim, postagem com as informações do carro, graças à indicação do meu amigo Cesar, do blog http://motorvodka.wordpress.com/

    Valeu Céééééééééééésssssssssssaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir