HW Premiere
Ano: 2010
Coleção: 46/214
Código: R6453
Durante os anos 70, o Brasil ficou fechado para a importação de carros esportivos, o que fez com que a Volkswagen a produzir seus esportivos aqui mesmo.
Em 1971, a Volkwagen apresentou o então chamado "Projeto X", que nada mais era que um carro com mecânica Volkswagen Ar (a mesma do Fusca, Brasilia, Variant e outros carros da época), com uma carroceria mais leve.
As opções de motorização eram as 1600 e a 1700 cilindradas, a última a mais famosa, que rendia 75 cavalos, permitindo ao carro alcançar as 160 km/h de velocidade máxima.
A versão 1600 foi chamada de SP1, enquanto que a versão 1700 foi chamada de SP2, que é a que aparece aqui nas fotos deste post.
As opções de motorização eram as 1600 e a 1700 cilindradas, a última a mais famosa, que rendia 75 cavalos, permitindo ao carro alcançar as 160 km/h de velocidade máxima.
A versão 1600 foi chamada de SP1, enquanto que a versão 1700 foi chamada de SP2, que é a que aparece aqui nas fotos deste post.
Ele foi produzido durante os anos de 1972 e 1976, quando suas vendas começaram a despencar devido ao seu alto preço quando comparado a outros carros da época.
Durante esse período, 10207 unidades foram produzidas.
Outro fato que pesou a favor da descontinuação de sua produção foi o desempenho, que ficou bem abaixo do Puma, outro esportivo com mecânica bastante similar, porém, com carroceria feita em fibra de vidro, o que o deixava muito mais leve (640 kg, contra 890 kg do SP2), permitindo assim um rendimento melhor.
Durante esse período, 10207 unidades foram produzidas.
Outro fato que pesou a favor da descontinuação de sua produção foi o desempenho, que ficou bem abaixo do Puma, outro esportivo com mecânica bastante similar, porém, com carroceria feita em fibra de vidro, o que o deixava muito mais leve (640 kg, contra 890 kg do SP2), permitindo assim um rendimento melhor.
Como é possível ver pelas fotos comparando a miniatura com o carro real, dá para ver que a Mattel acabou fazendo um bom trabalho na reprodução da SP2.
Ficha técnica:
Motor: 1.678 cilindradas
Potência: 75 cv
Câmbio: 4 marchas
Distância entre os eixos: 2,4 m
Câmbio: 4 marchas
Distância entre os eixos: 2,4 m
Comprimento: 4,21 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,15 m
Peso bruto: 890 kg
Consumo: 10,5 km/l
Altura: 1,15 m
Peso bruto: 890 kg
Consumo: 10,5 km/l
Referência:
Wikipedia
Wikipedia
Tem um modelo da Porsche que é parecido com esse. Só naum lembro qual...
ResponderExcluirhttp://yfrog.com/kesakusj os icones brasileiros sendo valorizados ...
ResponderExcluirFinalmente, né?
ResponderExcluirJá era hora de termos algumas minis brasileiras.
Eu gostaria de ver mais coisas, tipo, monza, gol quadrado, passat
Vamos ver se aparecem coisas novas...
Pelo jeito, o opalão vem aqui.
Abraço
Eu consegui comprar 2, e nunca mais vi!!! Tem gente vendendo a mais de 50 reais no mercado livre um SP2!!!
ResponderExcluirÉ bem assim mesmo... tem gente se aproveitando do fato de ser um pouco mais difícil de achar.
ResponderExcluirVocê sempre consegue essas minis mais raras com preços mais camaradas em encontros de colecionadores... vale a pena esperar um pouco.
Abraço
Olá pessoal,
ResponderExcluirmuito legal o post do SP2... meu pai teve um quando eu ainda era criança.... era o carro do momento. tenho otimas lembranças....
Khaled Abu Aziz
Eu nunca tive a oportunidade de andar em um desses...
ResponderExcluirBoa tarde DOUGLAS(o meu filho se chama douglas tbm.) comecei a minha coleção de hot em 2010 e o melhor de tudo é q vicia mesmo que é um vicio muito saudavèl um grande abraço.Meu nome é OZIEL
ResponderExcluirCuidado para não gastar mais do que pode... rs
ResponderExcluirAbraço