HW Premiere
Ano: 2010
Coleção: 38/214
Código: R0953
Ele surgiu da necessidade da Ford norte-americana em lançar um veículo compacto, barato e econônico, comparado aos modelos que eram fabricados lá, pois o mercado estava sendo invadido pelos carros europeus e japoneses.
Dois motores estavam disponíveis no início, ambos seis cilindos, sendo o primeiro o de 2.8 litros e o segundo de 3.3. Em 1971 o Maverick foi lançado a opção do motor V8, de 302 polegadas, o mesmo que era usado em alguns modelos do Mustang.
No Brasil, por conta da pressa da Ford em colocá-lo rápidamente no mercado, o motor escolhido para o Maverick foi o antiquado motor seis cilindros fabricado pela Willys. A escolha por essa motorização fez com que o Maverick ficasse conhecido como beberrão. Uma frase bastante utilizada para descrevê-lo era que ele "andava como um quatro cilindros e bebia como um oito".
Felizmente, em 1975, a Ford decidiu trocar o então problemático seis cilindros por um novo, dessa vez com quatro cilindros em linha, com 2.3 litros.
A versão mais desejada pelos brasileiros com certeza é a GT, que contava com motor V8 302 (4.950 cilindradas), com 199 cavalos de potência, com cambio manual de 4 marchas. Com essa configuração, ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de dez segundos.
Com a intenção de homologar o Maverick para correr na Divisão I, a Ford lançou a versão Quadrijet, que contava com um carburador de corpo quádruplo, que fez com que a potência líquida chegasse aos 185 cavalos, permitindo diminuir a aceleração de 0 a 100 km/h para 6,5 segundos. Essa versão, durante testes realizados pela Revista Auto Esporte, alcançou a velocidade máxima de 205 km/h, sendo assim o primeiro carro de série brasileiro a ultrapassar os 200 km/h.
A produção do Ford Maverick no Brasil teve fim em 1979, com 108.106 unidades produzidas.
O Ford Maverick foi disponibilizado nas versões Sprint, Grabber, GT, Quadrijet, LDO, Super e Super Luxo.
Como se pode ver pelas fotos, essa miniatura até que ficou bem fiel ao carro real.
Por se tratar de um modelo da main line, pode-se dizer que ficou bem legal. Ponto para a Mattel.
Ficha técnica (Maverick GT):
Motor: V8, 4.9, dianteiro
Potência: 199 cavalos
Cãmbio: 4 marchas, manual
Comprimento: 4,55 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,37 m
Motor: V8, 4.9, dianteiro
Potência: 199 cavalos
Cãmbio: 4 marchas, manual
Comprimento: 4,55 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,37 m
Referência:
Consegui comprar um da Hot Wheels, só que azul. Estou procurando em tudo quanto é loja outro para dar de presente para o meu tio, que teve um. Mas não acho de jeito nenhum!! Nem tirei o meu da embalagem, porque este carinho me cheira a item de colecionador, e deve valer uma fortuna!!
ResponderExcluirEntão, esse é legal mesmo, mas não vale assim, como você disse, uma fortuna...
ResponderExcluirNada que 10 ou 15 reais não paguem, mesmo nas mão de vendedores.
Dá uma procurada em encontros de colecionadores... sempre tem
Abraço
O primeiro carro brasileiro a passar os 200 km/h foi o Brasinca 4200 GT (com 3 carburadores) da década de 60.
ResponderExcluirhttp://bestcars.uol.com.br/classicos/brasinca-4.htm